Tecnologia do Blogger.
RSS

*INQUIETUDE METAFÍSICA*

"Se existe o centro para o qual gravita a pedra solta no espaço -
Se existe o sol que a planta adivinha em plena escuridão -"

"Se existem zonas banhadas de luz e calor que de veementes
saudades enchem as aves migratórias -
- por que não existiria algures esse grande astro
por que minh'alma suspira?...
- por que não cantaria, para além desses mares visíveis,
o invisível país da minha grande nostalgia?..."

Por que não?...
Seria o homem, rei e coroa da criação, a única desarmonia no meio dessa
universal sinfonia da Natureza?
Um caos de desordem em pleno cosmos de ordem?
Não atingiria ele jamais a meta das suas saudades?
Seria ele mais infeliz que a pedra, a planta, o animal?
Seria ele um eterno Tântalo? ludibriado
pela miragem duma felicidade quimérica?
Seriam as mais nobres aspirações de minh'alma
eternamente burladas por um gênio perverso e cruel?
E teria esse tirano o nome de Deus?
Quem poderia crer coisa tão incrível?
Que inteligência abraçar tamanho absurdo?

Creio, Senhor, na imortalidade, porque creio no teu amor!
Creio na vida eterna, porque creio na ordem dos teus mundos!
Creio no mundo futuro, porque creio na harmonia do teu Universo!
Para além de todos os enigmas e paradoxos da vida
presente existem uma solução e uma verdade eterna.
Após a noite deste mundo que nos desorienta, despontará a alvorada
dum dia que iluminará os nossos caminhos.

Continua, pois, Centro eterno, a atrair o meu coração, que inquieto
está até que ache quietação em ti...
Continua, ó sol divino, a encher-me de veemente heliotropismo
o espírito, para que no meio das trevas procure a tua grande
claridade...
Continua, ó tépida Primavera, a chamar das regiões polares
a avezinha nostálgica de minh'alma, que só na zona tropical
do teu amor encontra paz e vida eterna...
Só em ti, meu Centro, meu Sol, minha Primavera, sucederá
à dolorosa inquietude do meu espírito a inefável
quietude de todo o meu ser...

(Huberto Rohden e imagens do google)

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS